Armas brancas
Armas brancas ainda são a escolha mais popular entre guerreiros e aventureiros. Se entende por arma branca toda arma que use, força e habilidades agressivas para causar dano. Várias armas brancas não nasceram para ferir outras pessoas (como a foice, originalmente criada para coletar alimentos). Armas brancas são divididas em três tipos: pequenas, médias e grandes. O tamanho das armas diferencia em sua eficiência e dano base, mas também aumenta seu custo e suas exigências para uso.
De uma maneira geral, a criação de armas brancas é mais simples, o que permite que vários ferreiros e magos encantem com efeitos especiais e modifiquem com mais facilidade as armas. Ao contrário das armas de fogo(logo abaixo), as armas brancas costuman levar em consideração o (Dano base) de cada personagem, apenas adicionando mais dano ao cálculo base de cada um.
As armas listadas abaixo estão na categoria de armas “Básicas”. Se atentem ao valor do atributo “Dano”. Este é o bônus fixo que a arma proporciona, independente do seu cálculo de dano base.
Adaga
Tamanho: Pequeno
Custo: 200 Ouros
Dano: +[03]
Descrição: Arma de lâmina pequena, usada para provocar ferimentos rápidos, também muito usado por caçadores pra esfolar animais. É uma arma barata, muito usada por ladrões e aventureiros iniciantes.Sua eficiência é baixa, uma vez que a lâmina, por ser curta, é facilmente aparada por armaduras e outras armas, porém, possui maior precisão em causar dano em pontos específicos.
Requisitos: Nenhum
Bônus: +[03] de dano no primeiro golpe do combate e em ataque furtivo(se errar, perde o bônus), +[01] de Agilidade
Arco
Tamanho: Médio
Custo: 400 Ouros
Dano: +[04]
Descrição: Arma desenvolvida para caça, composta de uma peça de madeira esculpida e uma grande corda de tensão, em que as flechas são postas, puxadas e disparadas. A potência e precisão da arma são variáveis de acordo com quem maneja a arma. Usa flechas como munição.
Requisitos: [05] de destreza
Bônus: Muda o cálculo de dano base, de 1D10 + (FR/2 Arredondando para cima) , para 1D6 + (DEX/2 + FR/2).O tiro tende a perder potência conforme a distância. A distância máxima do disparo é de [FR/2] , sendo 1 ponto equivalente á 50cm
Besta
Tamanho: Médio
Custo: 600 Ouros
Dano: +[06]
Descrição: É uma arma com a aparência de uma espingarda, com um arco de flechas acoplado no lado oposto da coronha, accionada por gatilho, que dispara flechas, porém com menos alcance e força do usuário. A besta é considerada precursora das armas de fogo, e , ao contrário do arco comum, dispensa a força do usuário.
Requisitos: [04] de destreza
Bônus: Muda o cálculo de dano base, de 1D10 + (FR/2 Arredondando para cima) , para 1D10 + (DEX/2 arredondando para menos). Tem alcance fixo de 5m, a flecha até percorre mais, mas perde potência.
Chicote
Tamanho: Médio
Custo: 500 Ouros
Dano: +[03]
Descrição: Chicote são grandes tiras de corda entrançada ou tira de couro terminada em ponta e presa a um cabo, geralmente para fustigar animais, geralmente medindo 1,5m. Com o tempo, mostrou seu valor em combate também. Com uma pequena modificação: quase todos os chicotes de combate tem, em sua ponta, um acabamento de metal, para causar mais danos e dores aos oponentes. É uma arma difícil de dominar, mas mortal quando usada com maestria. Por mais 300 Ouros aumenta o comprimento da arma, se tornando do tamanho “Grande”, ganhando alcance de 2,5m e mudanças de bônus.
Requisitos: Mínimo [06] de Destreza
Bônus: -[03] de Destreza, aumenta o dano do ataque crítico em +[07] pontos. Se for um chicote do tamanho grande, será -[05] de Destreza, aumenta o dano do ataque crítico em +[12] pontos
Cimitarra
Tamanho: Médio
Custo: 450 Ouros
Dano: +[06]
Descrição: Cimitarra é uma espada curva de um só gume extremamente cortante e ágil, feita com metais de alta qualidade, embora tenha uma lâmina relativamente fina. Uma cimitarra típica tem de 90 cm a 1 metro de comprimento, usada principalmente por usuários ágeis e confiantes em sua velocidade.
Requisitos: Nenhum.
Bônus: Não pode ser usado para bloqueio (até pode, mas a chance de quebrar a arma é grande.). Ignora [02] de defesa física dos alvos
Gládio
Tamanho: Médio
Custo: 500 Ouros
Dano: +[05]
Descrição: Gládio é uma espada curta, de dois gumes, de mais ou menos 60 cm, mais larga na extremidade. É considerada muito mais uma arma de perfuração do que de corte, ou seja, devia ser utilizada como um punhal, ou uma adaga, no combate corpo-a-corpo. A lâmina é um pouco mais grossa que lâminas comuns, o que permite melhor bloqueio com a sua utilização em defesa.
Requisitos: Nenhum
Bônus: Concede bônus de [03] no valor do bloqueio, ignora [01] de defesa física. Tem chance menor de quebrar que outras espadas
Katana
Tamanho: Médio
Custo: 600 Ouros
Dano: +[05]
Descrição: Katana é a arma oriental mais popular entre guerreiros. Embora seja relativamente leve e sua capacidade de penetrar em armaduras seja limitada, seu gume afiado como uma navalha permite que corte tão bem quanto uma espada bastarda ocidental, que é bem mais pesada. Esse efeito é obtido combinando-se diferentes aços: mais duro no gume e no miolo da folha para proporcionar dureza, mais flexível nas costas e nos lados para proporcionar resistência.
Requisitos: Nenhum
Bônus: Concede bônus de [02] Agilidade e [01]de força. Aumenta o dano crítico em [04] pontos
Lança
Tamanho: Grande
Custo: 700 Ouros
Dano: +[07]
Descrição: É uma arma de haste longa, basicamente é uma grande vara de madeira com uma de suas extremidades com uma ponta de ferro, em formado de flecha. Muito usado pela cavalaria. Alguns até usam como arma de arremesso. Pelo alcance e formato da arma, tem certa facilidade em perfurar armaduras, embora seja difícil de manejar quando o uso é feito por guerreiros comuns(devido ao tamanho).
Requisitos: Mínimo [05] de Destreza
Bônus: Reduz a Destreza em [02] pontos, ignora [04] pontos de armadura. O alcance da arma é de 2,30m. Pode ser arremessada, o alcance máximo do arremesso é igual á (FOR/2) do personagem em metros
Maça
Tamanho: Médio
Custo: 500 Ouros
Dano: +[04]
Descrição: Consiste em um cabo de madeira, às vezes reforçado com metal ou placas de metal, com uma cabeça de pedra, cobre, bronze, ferro ou aço. Esta cabeça é geralmente bem saliente e às vezes contém tachões e pontas para ajudar a penetração da armadura e infligir maior dano. É uma arma que valoriza a força bruta do usuário.
Requisitos: Nenhum
Bônus: Quando causar dano crítico com a maça, causa dano extra equivalente á [força] do personagem. Há sempre uma pequena chance de danificar armas e armaduras ao atacar
Machado de Guerra
Tamanho: Grande
Custo: 650 Ouros
Dano: +[06]
Descrição: O machado de guerra é uma arma de curta distância projetado especificamente para o combate. Eram versões especializadas de machados de utilidade. Além de ter lâmina mais grossa e resistente que armas de porte médio, o machado de guerra também é muito pesado, sempre causa grande dano, mesmo nos oponentes mais preparados.
Requisitos: Nenhum
Bônus: Reduz a agilidade em [03] pontos, ignora [05] de todas as defesas físicas do alvo
Manopla
Tamanho: Pequena
Custo: 400 Ouros
Dano: +[03]
Descrição: A manopla, a peça da armadura protetora das mãos. manoplas consistem em luvas confeccionadas em metais ou peles. Tem princípio de defesa, mas também é usado por guerreiros que combatem com artes marciais. Reforçando e aumentando a efetividade de socos. Alguns podelos podem contar com pontas e garras, aumentando sua efetividade. Estes modelos custam 550 ouros.
Requisitos: Nenhum.
Bônus: Aumenta em [01] ponto a armadura e [01] de destreza. Caso pegue o modelo com garras e pontas, o bônus aumenta para [06] pontos e aumenta a taxa de crítico
Martelo
Tamanho: Médio/Grande
Custo: 550 Ouros
Dano: +[05]
Descrição: O martelo, como arma, é um instrumento para causar perfurações e contusões, com estas funções bem separadas sem sua form (Um lado esmaga, outro fura,basicamente).Possui uso similar à maça e outras armas empunhadas pelos cavaleiros. O cabo tem comprimentos diversos, podendo ser tão comprido que se assimila à lanças e alabardas, e mais curtos, tal como a maça. Se for escolhido usar o martelo em tamanho grande, seu alcance e potência aumenta. O martelo de tamanho grande custa 650 ouros.
Requisitos: Nenhum
Bônus: Grande chance e danificar armaduras, o dano crítico também possui altas chances de atordoar o alvo. Caso seja o martelo de tamanho grande, também ganha 2m de alcance, ignora [03] de armadura, mas reduz a agilidade e destreza em [02] pontos
Montante
Tamanho: Grande
Custo: 750 Ouros
Dano: +[06]
Descrição: A montante é um tipo de espada feita para o uso com as duas mãos, impedindo o uso de um escudo. A montante é, provavelmente a maior e mais pesada espada utilizada por guerreiros comuns em batalhas. Possuem um cabo longo em forma de cruz de aproximadamente 10 a 15 centímetros. Sua lâmina com dois gumes chega a medir de 1m a 1,2m de comprimento, e seu peso varia bastante, embora seja sempre por volta de 2kg. Para contrabalancear o peso da lâmina, a montante dispõe de um grande pomo maciço no fim do cabo.
Requisitos: [05] de força
Bônus: Reduz velocidade em [03] pontos, aumenta o dano crítico em [15] Pontos
No-Dachi
Tamanho: Pequena
Custo: 700 Ouros
Dano: +[06]
Descrição: No-Dachi possui a mesma origem oriental das katanas, porém, mesmo sendo considerada uma espada, não possui lâmina realmente eficiente como katanas convencionais. A realidade é que a maioria das No-Dachis mata seus oponentes pela mesma lógica de martelos e maças: por esmagamento. A lâmina, curvada chega a ter 1,70cm. Por conta disso é considerado uma espada de duas mãos. Também é bem pesada para uma espada,chegando muitas vezes á serem mais pesadas que montantes.
Requisitos: [06] de força.
Bônus: Aumenta a taxa de crítico, ignora [05] de defesas físicas. Mesmo que a lâmina quebre, muito provavelmente ainda servirá como uma katana convencional.
Armas de fogo
Armas de fogo no cenário das Crônicas de Alteria não são tão comuns, pois a grande maioria das pessoas ainda prefere armas brancas, ou mesmo arcos e bestas. O dano da arma é FIXO, sempre terá a chance de causar a mesma quantidade de dano em seus alvos. Porém cada arma terá seu próprio tipo de munição e potência, o que fará a diferença, uma vez que alguns armas podem disparar mais de um tiro por turno. O “recuo” isso é, a força de reação após o disparo(que costuma ser jogar a arma para trás). IMPORTANTE: TODA arma de fogo leva UM turno para ser recarregada devidamente.
Além disso, tiros realizados á distância mínima(queima-roupa) terão crítico muito elevado. Disparos críticos com armas de fogo quase nunca ignoram armaduras e redutores naturais(ou seja, mesmo com critico, o dano pode ser absorvido pelas defesas do alvo.
Mauser C96
Preço: 500 Ouros
Peso: 1,400 kg
Munição: Pente com 10 balas de pistola simples.
Dano: 2D4
Peculiaridades: Pode disparar dois tiros por turno. O recuo diminui a destreza em [01] ponto. Ao atingir 3m de alcance, o dano é reduzido peça metade. Pagando 500 ouros extras é possível pegar o modelo da arma com munição melhorada para 20 balas por cartucho.
Metralhadora Lewis
Peso: 12,7kg
Preço: 1500 Ouros
Munição: Balas simples de metralhadora, 47 balas no tambor horizontal
Dano: 2D6 + 2
Peculiaridades: Metralhadora pesada, que exige um mínimo de [05] de força e [05] de destreza para ser operada. Pode disparar até 10 balas por turno, sendo que cada novo disparo reduzirá momentaneamente a taxa de acerto em [02] pontos. Apesar da velocidade e relativa potência da arma, ela diminui a agilidade do usuário em [02] pontos quando estiver em mãos do personagem, além disso, seu alcance é baixo: chega a 5m de distância. Além disso todo disparo sofre perda de metade do dano. A arma trava com certa facilidade.
Taurus 605
Peso: 800g
Preço: 2000 Ouros
Munição: Balas do tipo Magnum. Suporta 6 balas.
Dano: 4D6
Peculiaridade: Uma das armas mais poderosas atualmente, o revolver é uma arma de grosso calibre, sendo bastante popular entre assassinos. Por ser carregada bala por bala, os assassinos sentem a facilidade para dar apenas um tiro, que muitas vezes nem precisa ser preciso. A Magnum tem pouco alcance, cerca de 3m e após isso perde metade da potência. Se o alvo estiver ao alcance da queima-roupa (ou seja, tiro MUITO perto), a Magnum causará crítico automático. Só pode atirar uma vez por turno, e causa perda de [03] de força ao disparar, [03] de energia extra usada e [05] de taxa de acerto até o próximo turno. O valor redutivo da taxa de acerto é acumulativo, precisando ficar um turno sem disparar com a arma para anular seu efeito. A força é recuperada um turno após o uso e a energia não será recuperada.
Gewehr 98
Tipo: Rifle
Peso: 4,09 kg
Preço: 1500 Ouros
Munição: Balas do tipo rifle padrão. Suporta 5 balas.
Dano: 2D6 +5
Peculiaridades: Rifle sem Visão ótica acoplada. Padrão de infantarias e de piratas e caçadores, pelo seu preço moderado, potência e alcance. Alcança tem problemas até 150. Porém a precisão é bastante reduzia, chegando a perder [20] Pontos de taxa de acerto. Também, pelo seu tamanho, é uma arma relativamente desengonçada, sendo necessário ter pelo menos [06] de destreza para usar de maneira efetiva. Reduz em [03] pontos a destreza ao uso e só pode ser disparado um tiro por turno. Por mais 700 Ouros, é possível colocar um visor acoplado, que, quando utilizado (ou seja, quando tiver tempo de mirar com ele), anula a redução de taxa de acerto. As balas são inseridas em carreiras de cinco manualmente, e também são ejetadas manualmente, puxando uma pequena alavanca localizada a direita da arma. As cápsulas usadas podem ficar presas no cano da arma, atrasando o processo de recarregar a arma.
Winchester 1897
Peso: 3.7Kg
Preço: 1200 Ouros
Munição: Balas de escopeta calibre 12. Cartuchos individuais carregados um por um, capacidade para 7 balas.
Dano: 2D10 em área (ver peculiaridades)
Peculiaridades: Arma individual de grosso calibre, em que, ao disparo, o cartucho dispara várias e pequenas bolinhas menores de chumbo que saem de forma aleatória no formato de um cone a partir da origem do disparo (ou seja, muito perto as bolinhas estão perto, e muito longe as bolinhas estão bem dispersas). Ao atirar à queima-roupa com esta arma, causará crítico automático, ignorando [05] das defesas do alvo. A arma perde muito a potência a distância, embora consiga atingir mais alvo, o dano cai para menos da metade, cerca de 25% do dano. O alcance máximo para atingir com dano sem redutores é 2 metros. É uma arma de uso difícil, que pede que o usuário ejete cada cartucho usado de maneira manual, com um movimento brusco de puxar a parte inferior da arma contra o gatilho. Gasta [04] de energia extra por disparo. O recuo da arma é fortíssimo, causando perda momentânea de [06] de destreza (se isso resultar em zerar o atributo, o usuário deixará a arma escapar).
Pistola Apache
Peso: 400g
Preço: 400 Ouros
Munição: 6 Balas de pistola simples
Dano: 1D6 á distancia, e +3 de dano usando a faca e soqueira
Peculiaridades: Arma simples, criada para defesa pessoal, servindo como soqueira, uma pequena faca e um revólver de baixa potência. A arma perde muito a potência após percorrer 1,5m de distância. Sendo uma arma com várias funções, mas em nenhuma delas sendo complexa. Quebra com facilidade.
Munições e armas de arremesso
Balas para Pistola
Tipo: Munição
Custo: Avulso 50 Ouri, Pentes/cartuchos com 10 balas por 450 ouros
Descrição: Munição básica para armas do tipo pistola e revólver. Revólveres são carregados manualmente bala por bala. Já pistolas tem um pequeno pente contendo 6 balas. Um pente pode ser preenchido com balas avulsas se o personagem tiver tempo para tal ação. Caso contrário, e perder o pente ou danificar, perderá as balas que ele contenha.
Cartuchos de Escopeta
Tipo: Munição
Custo: 90 Ouri a unidade, inicialmente só é vendido por unidade
Descrição: Cartuchos de escopeta não tem ponta: no disparo, o cartucho libera pequenas bolas de chumbo em direções aleatórias. O que faz a arma ser extremamente potente a curta distância. Perde muito a potência conforme o tiro percorre maiores distâncias.
Balas de rifle
Tipo: Munição
Custo: 120 Ouros por unidade ou cartucho de 5 balas custando 500 Ouros
Descrição: Balas de rifle comuns, com comprimento mais alongado e com a ponta do projétil em formato mais fino para perfurar armaduras. Geralmente este tipo de munição atinge distâncias bem maiores.
Balas de Magnum
Tipo: Munição
Custo: 180 Ouros por unidade, inicialmente só é vendido por unidade
Descrição: Balas de calibre pesado de pistolas do tipo Magnum. Um calibre com um bom poder de paragem, muitas vezes mais eficiente que escopetas.
Flechas
Tipo: Munição
Custo: 50 Ouri, aljava com 20 flechas custa 800 Ouros
Descrição: Uma flecha é um projétil disparado com um arco. Uma flecha consiste de uma haste longa e fina, com seção circular, feita originalmente de madeira. Ela é afiada na ponta ou armada com uma ponta de flecha em uma extremidade, dispondo na outra de um engaste para fixação na corda do arco.
Shuriken
Tipo: Arma de arremesso
Custo: 100 Ouros
Dano: 1D4
Descrição: A Shuriken é uma estrela de quatro pontas, afiadas, útil para ser lançada. Apesar de pequena, pode ser usada para distrair, segurar ou até mesmo matar o inimigo (embora seja difícil matar usando shuriken). A Shuriken tem um círculo aberto no meio, para agarrar com os dedos, evitando o corte, ou para atar um fio.
Facas
Tipo: Arma de arremesso
Custo: 120 Ouros
Dano: 1D6
Descrição: Facas projetadas para arremesso, com cabo simplificado e mais leves, não são armas resistentes, logo não servem para combates diretos. Precisam de uma destreza relativamente alta para ter total precisão.
Kunai
Tipo: Arma de arremesso
Custo: 200 Ouros
Dano: 1D6
Descrição: É uma arma ninja que consiste em uma lâmina de ferro com um grande furo na base, destinado a amarrar cordas. São destinadas ao arremesso com ou sem corda, a fim de ferir o inimigo à grande distância. Pode ser usada como arma comum, embora não seja tão eficiente desta maneira.
(Imagem Original - Deviantart - Damascus5)